Como julgo já ter dito uma ou outra vez, sou Farmacêutica e, durante o estágio curricular apaixonei-me por esta área - a Dermofarmácia, na qual me fui especializando.
Os profissionais de saúde têm o dever de desmistificar algumas ideias pré-concebidas e informar com segurança os pais.
Idealmente deveria ser assim, mas nem sempre acontece...
Idealmente deveria ser assim, mas nem sempre acontece...
Vamos então abordar 2 temas bastante polémicos - Produtos com perfume e higiene só com água.
PRODUTOS COM PERFUME - SIM ou NÃO?
Bem, relativamente a este tema há muito a esclarecer. Todos os dias vejo posts a dizer que o perfume de algumas marcas faz alergia. Se querem que vos diga, dói-me na alma! Quem foi a pessoa (pouco) inteligente que inventou uma coisa dessas?
Minha gente,
O perfume não provoca alergias na pele sensível do bebé! Há uma lista de fragrâncias permitidas na regulamentação dos Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal, a nível europeu, que são seguras para a pele do bebé e hipoalergénicas ou seja, que minimizam o risco de reações alérgicas.
Conclusão: A menos que seja um bebé ou criança com pele atópica, os vossos bebés não vão desenvolver alergia ao perfume dos cremes e produtos de higiene que usam.
Conclusão: A menos que seja um bebé ou criança com pele atópica, os vossos bebés não vão desenvolver alergia ao perfume dos cremes e produtos de higiene que usam.
E MAIS, a probabilidade de desenvolverem reação ao perfume da Marca A é exatamente a mesma de desenvolverem reação à Marca B, C, D, E,... Mentalizem-se disso, por favor!
Falando muito a sério...não privem os vossos filhos do contacto com o perfume! Está cientificamente comprovada a importância de fragrâncias agradáveis no desenvolvimento sensorial, emocional e neurológico do bebé. O olfato é o sentido mais usado pelos recém-nascidos - não se esqueçam que é através dele que conseguem reconhecer a mãe.
LIMPAR O RABINHO DO BEBÉ SÓ COM ÁGUA - SIM ou NÃO?
Outro mito alimentado pela sociedade!
Eu sei, até porque aconteceu o mesmo comigo, que quando somos mães às vezes deixamos de ser racionais. O medo de fazermos alguma coisa menos bem consome-nos! Então fazemos exatamente aquilo que nos dizem, o que parece ser melhor para o bebé e, neste caso, o que pareça ser mais suave para a pele sensível do nosso bebé. Mas nem tudo o que parece é!!
Pensem...algum de vocês toma banho só com água?!
Acham que quando mudamos a fralda e usamos só água estamos efetivamente a ter uma atitude correta e responsável?
Claro que não, como é óbvio!
A urina e as fezes têm uma composição que não permite que os seus resíduos sejam removidos só com água. Lembrem-se...é esta mesma composição que, num contacto prolongado, pode deixar o rabinho vermelho e conduzir a um eritema da fralda.
Visivelmente até pode parecer limpo mas só estamos a promover o desenvolvimento e propagação de microorganismos e conduzir a estados inflamatórios e infeções.
Volto a perguntar...fazem a vossa higiene só com água?
Estou certa de que não o fazem portanto espero que também não o façam aos vossos filhos!
Por agora ficamos por aqui, com a promessa de voltar com um "PELE DO BEBÉ - MITOS vs REALIDADE #2". Temas não faltam!
É urgente cuidar, efetivamente, da pele dos nossos filhos!
De uma coisa faço questão: Dermocosmética de Farmácia!
Optem por uma Marca credível, reconhecida, especialista na pele do bebé, com uma conduta responsável, que dá prioridade a ingredientes de origem natural e...com um cheirinho a bebé inconfundível.