quarta-feira, 25 de maio de 2016

Os "isso é normal" da maternidade

Que mãe/pai nunca ouviu a frase "isso é normal" associada a alguns comportamentos/situações que acontecem com os seus filhos?!

Na verdade há muitas coisas que são efectivamente normais. No entanto, há muitas outras que fogem bastante à normalidade e as pessoas não valorizam, não tentam perceber, não tentam arranjar uma solução...resignam-se ao "é normal"! O que não é normal é não ter qualidade de vida!!

O Francisco sempre dormiu mal e, curiosamente, só depois de o irmão nascer começou a dormir a noite toda! Foram 16 meses a levantar-me 3, 4, 5, 7, 8 vezes de noite! Quando estava grávida do Manel e já não aguentava estar em pé e com ele ao colo e, em desespero de causa, abria o sofá-cama e deitava-o comigo! Sempre teve o sono agitado (e continua).

Desde as 2 semanas de vida, talvez, que não dormia! Eu não achava de todo normal um bebé tão pequeno simplesmente não dormir...! Um bebé tem que descansar para se desenvolver bem!

Então ouvia de tudo... "É fome", "São cólicas", "Olha que eles são pequeninos mas são muitos espertos,,,ele quer é colo!", "Tens que o deixar chorar!", "Há bebés assim, que não precisam de dormir tanto", "Dá-lhe suplemento!" "Quando introduzires os sólidos isso passa"... a própria pediatra dele na altura desvalorizada porque o sacaninha, sempre que ia à pediatra adormecia no ovo e dormia que nem um anjo!
Como no tempo de espera no consultório o Francisco dormia, segundo a pediatra, ele era um anjo e portava-se muito bem! Que é um anjo concordo, agora que não dormia não dormia!

Eu e o M. faziamos turnos para ficar com ele! Tentámos tudo o que existe no mercado para as cólicas, começámos a dar suplemento (leite adaptado). De uns não gostava, outros pioravam as cólicas, com quase todos ficava mal disposto e bolsava. Deitávamo-lo e passado 10 minutos estava aflito para arrotar. Acordava, despertava e não voltava a dormir até à mamada seguinte!
Experimentamos mais de 15 leites diferentes e nada resultava, nem os "AR"s, nem os "AO"s, nem os "AC"s, nem os "Digest",...! A cabeceira da cama estava elevada, eu deixava-o direito 15 ou 30 min. antes de o deitar e...nada!

Foram meses a fio nesta angústia mas ninguém valorizava! Por insistência minha, a pediatra tinha pedido a análise da alergia às proteínas do leite de vaca, que deu negativa!
Até que falei com o melhor médico de família do mundo - o Dr. José Rui Soares - e ele disse-me para lhe dar leite sem lactose! Thank God you exist!
Melhorou bastante, já não ficava mal disposto horas a fio, deixou de ser obstipado e tudo se tornou mais simples!

No entanto o problema de não dormir/dormir mal de noite manteve-se! Manteve-se porque era normal e com o crescimento iria melhorar!
Nunca me conformei e numa ida a outra pediatra, disse-me que ele possivelmente acordava com os pesadelos e que "era normal" nestas idades! Ok, pronto...havia outra justificação!

Como sou teimosa, falei com a Filipa Sommerfeldt Fernandes - especialista em ritmos de sono que me disse que, como estava grávida  do Manel, talvez fosse melhor começar o acompanhamento depois do Manel nascer porque o nascimento de um irmão pode alterar os padrões de sono!


Sou sincera...apesar de atualmente o Francisco dormir quase sempre a noite toda, acho que continuo com o "trauma". Quando há barulho no prédio ou se o Manel chora durante a noite fico logo aflita com medo que acorde, se o F. está com tosse, se não fez cocó...entro logo em paranóia a pensar que não vai dormir bem!


Quando o Manel nasceu disse para mim mesma "Vou ser uma mãe descontraída, ele vai dormir bem e vai correr tudo bem!". Pois sim! Logo na maternidade estava sempre aflito para arrotar! No entanto, para a maioria das enfermeiras era fome porque punha as mãos na boca! (Como se eu não quisesse alimentar o MEU filho!) Às vezes insistiam "ponha-o na mama" e claro que depois ele ficava ainda mais mal disposto! Enfim!

No regresso a casa teve uns dias (tipo 2 ou 3) que até dormia umas boas horas!
Depois disso...além dos sustos que apanhei com a miniatura (que já vos contei neste post), o refluxo que seria suposto melhorar à medida que o Manel vai crescendo, só tem vindo a piorar! 
Ele não dorme, está sempre mal disposto e chora muito! O fim do dia tem sido infernal porque está num estado de exaustão por não dormir o dia todo!
Eu não consigo fazer nada porque tenho que andar com ele sempre direitinho e ao colo. Quando adormece é "em pé" e quando o deito, às vezes mal tenho tempo de chegar à sala! Normalmente faz uma sesta com duração superior a 20 minutos por dia e às vezes nem isso. Adormece quando já deveria estar novamente a mamar e as viagens de carro têm sido um desastre. 
Imaginem o que é ir buscar o F. todos os dias à escola e, ultimamente, sempre com o Manel a chorar, sempre mal disposto! Já para não falar nas 2h30 de viagem de casa dos avós até Lisboa!

Quando fomos ao Centro de Saúde aos 2 meses e falei à médica de família aqui de Alvalade nos dias de loucos que temos e que, acima de tudo, me preocupa o facto de um bebé tão pequeno não descansar, ela desvalorizou! "Se está a aumentar bem de peso não se faz nada!" 
Perante a minha insistência decidiu encaminhar o Manel para a Pediatria do Sta. Maria! Entretanto sugeriu que deixasse de amamentar e lhe desse um leite AR! Haja paciência! Ora temos que ser vacas leiteiras, caso contrário somos julgadas e apedrejadas em praça pública, ora a culpa é do nosso leite e tem que se dar suplemento!

Felizmente encaminhou-o para o Sta. Maria! Fomos ontem à consulta externa de pediatria com o Dr. António Siborro Azevedo! 
Graças a Deus que ainda há muito bons médicos neste mundo, que conseguem pensar fora da caixa e ser racionais!
Observou-o e disse..."este menino sofre imenso! Está muito queixoso...tem que ser medicado!"
Requisitou exames mas para ele o mais importante é o "bem estar" do Manel!

É isto...é o bem estar deles que interessa! Não se acomodem ao "isso é normal" porque muitas vezes de normal não tem nada! Procurem ajuda as vezes que forem necessárias!

Às vezes penso que alguém nos rogou uma praga! Já a minha avó diz que é Deus que sabe o que faz e que não é por acaso que estas coisas acontecem aos meus filhos, porque nem toda a gente consegue tem capacidade para aguentar esta situação, muito menos sem família por perto!

Não dêem ouvidos às "doutoradas em maternidade" que dizem sempre "que é normal" e pintam a maternidade como a pior coisa do mundo e as mães "têm que aguentar, porque é mesmo assim!"





A todas as grávidas do mundo, não pensem que isto vos vai acontecer a vocês! Não tem que ser assim e espero que não vos aconteça e que tenham uma vida mais tranquila! Mas se, eventualmente, acontecer já sabem... não se acomodem à ideia de que é normal!

Às mães e futuras mães que estão habituadas aos blogs de mães perfeitas, sempre giras, magras e sempre arranjadas, com filhos que dormem a noite toda desde a maternidade, não têm cólicas, não bolsam e que dormem horas a fio enquanto elas vão às compras, ao cabeleireiro e à manicure, o meu pedido de desculpas por vos desiludir mas a verdade é que há dias em que estou um farrapo. Ok! Estão à vontade para deixar de gostar da minha página!
(Ah, aqui para nós que ninguém nos ouve...ainda há dias vi duas daquelas bem conhecidas, num estilo mais relaxado e sem maquilhagem e acreditem...não são "a última coca-cola do deserto!)

Ao M., apesar de a nossa casa parecer uma casa de loucos, onde ninguém se entende com tanta gritaria...Obrigada! O que não nos mata torna-nos mais fortes! Às vezes, depois de nos conseguirmos sentar a jantar cereais às 23h, ainda há tempo para um "Desculpa", um abraço apertado e um "se tivesse que voltar a escolher, escolhia-te a ti...todos os dias!"

Quanto ao Manel, estamos em fase de experimental com a medicação e a conjugação da amamentação e de leites AR ou sem lactose para ver o que resulta melhor!

Ah, apesar disto tudo...não trocava a maternidade por NADA deste mundo!! Os Quase Gémeos são a maior benção que tenho na vida!

Nini Soares

1 comentário:

  1. Ola
    Força :) Tb sou mãe de um pequeno com dois anos e dois meses... tb me senti assim algumas vezes.... e mais... tb me senti qse negligente por n ter sabidoo "ler" sinais... São aprendizagens

    Beijinho grande

    ResponderEliminar