terça-feira, 10 de maio de 2016

As amizades antes e depois de se ser mãe e pai

Já tinha este post em mente há algum tempo e, na semana passada, ainda fez mais sentido querer escrever sobre este tema!

Pessoalmente acho que somos o reflexo das grandes amizades que construímos ao longo da vida.
É indubitável a importância da amizade!



Sempre fui pessoas de "poucos amigos" e muitos conhecidos. Ao contrário do que talvez algumas pessoas possam pensar, não porque tenho a mania que sou mais do que quem quer que seja, porque não sou, mas porque acho que a amizade é muito instintiva também. E instinto, isso, é coisa que não me falta!

Tudo isto para dizer que, com a maternidade efectivamente a vida muda! 
Passamos a gostar ou a dar menos importância aos amigos? ERRADO! Apenas tens os teus filhos, que dependem de ti e que passam a prioridade máxima. E é aqui que tens uma das grandes provas à amizade!
Os teus amigos vão continuar a convidar-te para jantares e para sair mesmo sabendo que vais dizer que "não vai dar". Mais importante, vão querer ver os teus filhos, querer saber se está tudo bem, querer receber fotos deles e vão ter ainda mais orgulho em ti pela família que construiste ou estás a construir.
Por não se ver um amigo há meses, não se gosta menos dele! Às vezes gosta-se até mais! E lembramo-nos dele várias vezes...ou porque ouvimos aquela música que cantavamos aos gritos com aquela amiga ou então só porque bate aquela nostálgia dos momentos maravilhosos que vivemos.

A maternidade selecciona os amigos e talvez nos aproxime de novas pessoas, novos amigos...que também têm filhos e planeiam-se programas com as crianças e idas a eventos infantis.
Eu tenho as minhas amigas e, estou mais tempo do que devia sem as ver mas gosto delas como quando as via todos os dias e, quando estamos juntas, percebo que afinal nada mudou!
E é isso mesmo...há coisas que não mudam mesmo!

Quando decidimos investir numa relação, não podemos querer só aquela pessoa e desfazá-la de tudo o que a rodeia! As pessoas trazem a "bagagem" da vida que tiveram até então...as vivências e os amigos! Se queremos que realmente resulte, temos que conseguir saber lidar com isso!
Se as mulheres são habitualmente mais perspicazes na abordagem à amizade, já para os homens são todos amigos! (Pelo menos para o meu era assim).
Fazia-me alguma confusão...uma pessoa que tu cumprimentas e com quem bebes uma imperial já ser amigo! Se assim fosse, de amigos estava o inferno cheio!
Hoje, felizmente, ele tem perfeita noção de quem são os amigos.
E fica(mos) super feliz(es) quando eles aparecem cá em casa para o ver e para ver "os meninos" ou quando ligam só para saber se está tudo bem e até pela Hyndie perguntam!
Amigos,
As portas de nossa casa estão sempre prontas para vos receber! Vai haver sempre um sorriso por vos ver, arranja-se sempre qualquer coisa para petiscar e há sempre aventuras do Francisco e do Manel para contar. Não vos prometo é, de todo, uma casa limpa e arrumada.

Isto tudo (também) a propósito de na semana passada ter chegado uma encomenda da Madeira para os Quase Gémeos. Era de um amigo do M...dos que liga, que se preocupa e que é impecável!
Opções clubísticas à parte...muito obrigada por te lembrares sempre de nós!



Os filhos fortalecem os laços das grandes amizades. E eu gosto delas assim...simples e sinceras, leves o suficiente para nos acompanharem nos voos que temos na vida e para não tornarem as quedas ainda mais duras e pesadas!

Sem comentários:

Enviar um comentário